Corte e dobra de chapa: serviços industriais cruciais

O corte e dobra de chapa surgiu como uma forma de criar estruturas com formatos e tamanhos específicos, uma tecnologia de extrema importância para empresas e segmentos industriais. É necessário entender exatamente o que e como é feito esses serviços.

Saiba mais sobre corte e dobra de chapa.

Como funciona o corte e dobra de chapas?

Todo segmento industrial tem serviços a serem feitos que exigem precisão. Quando pensamos nessas situações em que peçam precisam se encaixar de forma exata, sem rebarbas ou dificuldades na locomoção, é fácil entender que uma tecnologia específica é aplicada no processo: corte e dobra de chapa.

O corte e dobra de chapa de aço pode ser usado em diferentes projetos, de diversos ramos industriais. No entanto, é necessário observar algumas características da chapa a ser manuseada e alterada:

tipo: qual o tipo de chapa de aço a ser utilizada; controle de qualidade: como é a qualidade da chapa usada; tamanho: comprimento e largura da chapa de aço; espessura: quanto tem e qual a espessura correta da chapa de aço; resultado final: analisar como deve ficar a peça antes de ser produzida definitivamente;

Quais os tipos de corte e dobra de chapa existentes?

Existem alguns tipos de corte e dobra de chapa, deve-se escolher a melhor opção e que vá funcionar de forma mais eficiente:

guilhotina: corte de chapas entre 0,9mm até 9,52mm de espessura; dobra CNC: dobra de chapas entre 9,52mm de espessura por 3000 mm de comprimento, podendo haver exceções; corte a laser: corte de chapas entre 16mm de espessura e aço inoxidável até 12,7mm; plasma: corte de chapas em aço com até 38mm de espessura.; oxicorte: corte de chapas com diversas espessuras; calandra: com comprimento entre 2000 mm e espessura 1/8" e até 1/4" com 1500 de comprimento e diâmetro mínimo de 250 mm e também de 3000mm de comprimento por 16mm de espessura com diâmetro mínimo de 450mm; soldas: pode ser feita em alumínio, ferro fundido, aço inoxidável, aço carbono e materiais não ferrosos. TIG, MIG, MAG e Eletrodo revestido;

Tudo isso pode ser encontrado em empresas como a M&M - Cortes e Dobras, com ótimos preços.

Principais características de corte e dobra de chapa

O serviço de dobra de chapa de aço pode transformar superfícies com texturas metálicas lisa em telhas, calhas, rufos e outros materiais. Ele é feito para criar uma deformação controlada no eixo, alterando geometricamente a peça em questão. O curioso é que o volume sempre se mantém o mesmo, assim como a espessura, mas que pode ser alterada se necessário. Tudo é feito sem o auxílio direto do calor, mas determinados processos exigem a temperatura entre morna e quente.

Quando fala-se de corte de chapa de aço, as chapas sofrem com pressão da lâmina de corte ou punção, para que o material seja alterado com especificações de medida. Tudo pode ser feito através de diferentes métodos, frio (guilhotina) ou com envolvimento térmico (plasma ou laser).

Orçamento Rápido!

X

Fale conosco no whatsapp